Redes Sociais
Notícias Notícias
Escreva o que deseja pesquisar

Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste




Notícias


BOCA DE URNA É PROIBIDA DURANTE A VOTAÇÃO

.

Imagem de 2018101_42846850_2022380794448715_7692467515842101248_o

Arregimentar eleitores ou fazer propaganda de boca de urna no dia da votação é crime. A regra, prevista no parágrafo 5º do artigo 39 da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), estabelece como punição detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de 5 mil a 15 mil UFIR. 

Também constituem crimes, no dia da eleição, o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata, bem como a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos. O eleitor que for flagrado praticando tais crimes receberá as mesmas punições.

Por outro lado, a legislação permite, no dia do pleito, a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.

No entanto, é vedado, até o término do horário de votação, qualquer ato que caracterize manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos, tal como a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado.

O uso de vestuário ou objeto que contenha qualquer propaganda de partido político, de coligação ou de candidato também é proibido aos servidores da Justiça Eleitoral, aos mesários e aos escrutinadores, no recinto das seções eleitorais e juntas apuradoras.

Os fiscais partidários, nos trabalhos de votação, somente podem usar crachás em que constem o nome e a sigla da legenda ou coligação a que sirvam, também sendo vedada a padronização do vestuário.

Pesquisas eleitorais

 As pesquisas realizadas em data anterior ao dia das eleições poderão ser divulgadas a qualquer momento, inclusive no dia das eleições. Já a divulgação de levantamento de intenção de voto efetivado no dia das eleições somente poderá ocorrer a partir das 17h do horário local para os cargos de governador, senador e deputados federal, estadual e distrital. Na eleição para presidente da República, esse tipo de levantamento pode ser divulgado após o horário previsto para o encerramento da votação em todo o território nacional.

 Segundo o artigo 10 da Resolução TSE n° 23.549/2017, na divulgação dos resultados de pesquisas devem ser informados os seguintes dados: o período de realização da coleta de dados; a margem de erro; o nível de confiança; o número de entrevistas; o nome da entidade ou da empresa que a realizou e, se for o caso, de quem a contratou; e o número de registro da pesquisa.

Tribunal Superior Eleitoral


Publicado em: 01 de outubro de 2018

Publicado por: Marcelo Silva

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Segue abaixo arquivo referente ao Aviso de Dispensa de Licitação Aviso de Dispensa Termo de Referência
Segue abaixo arquivo referente ao Aviso de Dispensa de Licitação Aviso de Dispensa
VEJA OS ANEXOS ABAIXO   ANEXO 1 - BALANCO ORCAMENTARIO - RREO - 2º BIM 2025   ANEXO 6 - DEM RES PRIMARIO E NOMINAL - RREO - 2º BIM 2025   RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DAS METAS FISCAIS - 1º QUAD 2025   RGF - ANEXO 2 - DEM D...
  CLIQUE AQUI PAR ENVIAR SUA PERGUNTA      VEJA OS ANEXOS ABAIXO Edital Audiência Pública - Metas  fiscais 3º quadrimestre 202401.Anexo-I_Balanço OrçamentárioAnexo II - Demonstrativo da Dívida ConsolidadaAnexo VI - Demonstrativo Simplificado...