Vereadores querem ambulância especial para atendimento de casos graves
.
Texto publicado no jorna O Impacto, de Guararapes-SP, em 26 de março de 2011.
Os vereadores Celinho (PT), Dr. José Renato Martinez (PTB) e o Presidente da Câmara Municipal de Guararapes, Genival Fonseca (PDT), indicaram ao Executivo Municipal a compra de uma ambulância especial, do tipo van, com teto alto e equipada com itens de tecnologia avançada.
Considerando a ocorrência constante de casos de tratamento e de socorro imediato, que necessitam de transferência a hospitais especializados da região, assim como para a capital do Estado e adjacências, a aquisição de uma ambulância com tais recursos é uma necessidade fundamental para atender os casos de certa complexidade humana.
Os itens disponíveis nesse novo tipo de ambulância serão:
Bolsas - para armazenar remédios, soros e fluídos necessários a determinados procedimentos de urgência. Para identificar o tipo de líquido, as bolsas seguem um padrão de cores reconhecido internacionalmente. Por exemplo, a vermelha contém soro, mangueiras e agulhas. A roxa leva medicamentos. A amarela contém sondas e a azul, cateter, tubos e máscara.
Tomada de energia - este item está presente nas ambulâncias avançadas, que possuem aparelhos que necessitam de muita energia elétrica para funcionar. Quando a energia da bateria se esgota, a bateria do carro fornece a energia para os aparelhos, através de um conversor que transforma os 12 volts originais da bateria em 110 volts.
Bomba de infusão - é usada para controlar a quantidade de medicamento ou soro injetado no paciente. Pode ser programada para que a cada intervalo de tempo pré-definido, despeje uma quantidade de gotas na veia do paciente.
Aparelhos extras - equipamento como monitor cardíaco, aventais, fraldas, oxímetro de pulso (para medir a taxa de oxigênio no sangue), respirador mecânico, desfibrilador, colete cervical, extintor de incêndio, cobertores, luminárias internas, bateria auxiliar, maca de salvamento portátil e móvel, esparadrapos e todo material que os médicos necessitam para salvar uma vida, também podem estar presentes na ambulância.
Os vereadores autores dessa indicação a fazem por entenderem que o atendimento a esta reivindicação é de relevante interesse para a municipalidade e contribuirá para o bom andamento dos trabalhos da saúde.