Vereador Nedilson indica com urgência mudança da linha férrea
.
Texto publicado no Jornal O Impacto, de Guararapes-SP, em 23 de abril de 2011.
O transporte ferroviário realizado em nossa região ficou resumido ao transporte de cargas, uma vez que há muito tempo não há disponibilidade de transportes de passageiros. Os prédios da Estação Ferroviária local encontram-se há muito tempo desativados e em verdadeiro estado de abandono, não se tendo feito alí quaisquer investimentos ou melhorias capaz de oferecer segurança e comodidade às muitas pessoas que por ali transitam, utilizando aquelas dependências como passagem do Bairro Santo Antônio e Industrial para o centro da cidade e vice-versa.
Por sua vez, os próprios trilhos também carecem de uma manutenção mais adequada e permanente, fato esse que vem colocando em risco a população em todo o seu trajeto. As unidades de transporte ferroviário (trens) passam pelo território municipal sem a prestação de qualquer serviço local. As composições passam carregadas ou não com outros destinos.
As medidas ora sugeridas já foram executadas em outros municípios, a exemplo de Araçatuba. Em Guararapes tal providência é de grande anseio da população, uma vez que a atual situação traz muita insegurança para os transeuntes, com a ocorrência de vários acidentes, sendo certo também que as cancelas existentes, mantidas às custas do erário municipal, são insuficientes para garantir a segurança da operacionalidade da via férrea no centro da cidade.
Além dos riscos iminentes, a passagem das locomotivas e vagões no centro da cidade passou a trazer também grande incômodo para os munícipes que trafegam diariamente pelas passagens em nível localizadas em pontos estratégicos da cidade, bem como em relação aos ruídos provocados quando das passagens dos trens, especialmente às altas horas da noite ou de madrugada, incomodando principalmente a população que reside nas imediações do traçado urbano, que é acordada pelo barulho, trazendo conseqüências danosas para a saúde e ao sossego público. O desenvolvimento urbano da cidade também é prejudicado pela permanência da estrada no seu atual traçado, distando, em certo trecho, a poucas quadras da praça central da cidade.
A proposta desta indicação é de suma importância, sendo sensível que irá melhorar a qualidade de vida de grande parte da população e contribuirá para o desenvolvimento urbanístico de Guararapes.
Após a elaboração dos estudos técnicos ora sugeridos, foi encaminhada ao Executivo Municipal tal indicação, a fim de que se possa unir esforços à busca da solução desse relevante projeto que, sem dúvida, é de grande anseio da população.
Publicado em: 25 de abril de 2011
Publicado por: Josiane L. Locatelli - Jornal O Impacto