Publicado nos jornais O Impacto e Correio Inegrado, de Guararapes-SP, em 25 de junho de 2011.
A Câmara Municipal de Guararapes aprovou por unanimidade, terça-feira (21), o Requerimento nº 012/2011, de autoria do vereador Elói Sippel (PR), pedindo informações à administração acerca das providências que estão sendo tomadas pela Prefeitura para a manutenção da sinalização, implantação de redutores de velocidade e outros meios para tornar o trânsito urbano mais seguro para pedestres, ciclistas e motoristas.
Abaixo, a íntegra da justificativa do vereador Elói:
“É fato incontestável que o trânsito de Guararapes vem se tornando dia a dia cada vez mais caótico, confuso e inseguro, gerando transtornos e acidentes, sendo causa e motivo de inúmeras reclamações das pessoas que dele fazem uso, tanto motoristas, como principalmente pedestres.
É preciso que a administração, em conjunto com a Comissão Municipal de Trânsito (Comtran) tomem providências firmes e imediatas, pois é evidente que tal situação não pode perdurar.
De parte do Comtran é urgente que sejam definidas as vias públicas que estão a exigir mão única de direção, os locais onde devam ser implantados semáforos e/ou redutores de velocidade, bem como faixas de travessia de pedestres, bolsões de estacionamento de motos e bicicletas e demais providências.
De parte do Executivo é prioritário que a equipe encarregada da sinalização de trânsito seja ampliada, com maior número de funcionários e veículos equipados com utensílios modernos e que também o estoque de tintas seja sempre suficiente para que os serviços não sofram solução de continuidade, evitando a ocorrência de sinalização frequentemente apagada por falta de manutenção.
Não é mais possível, portanto inconcebível, que assunto de tão relevante importância continue sendo tratado de forma superficial.
No ensejo, sirvo-me também para citar que as confluências das ruas João Rodrigues Nascimento e Vitalino Stelin com a Alameda Baguaçu (Bairro Vila Medeiros) estão necessitando, urgentemente, de sinalização adequada, bem como a implantação de redutores de velocidade na altura do número 1.680 da Alameda, sob pena de termos nesses locais a ocorrência de indesejados e lamentáveis acidentes, com perda de preciosas vidas”, concluiu o vereador Elói Sippel.
@