Vereador Elói Sippel apóia logística reversa e reciclagem local
.
Publicado nos jornais O Impacto e Correio Integrado, de Guararapes-SP, em 03 de setembro de 2011.
LIXO TÓXICO - A Prefeitura de Guararapes pretende criar um mecanismo legal para incentivar a Política de Logística Reversa, um dos objetivos centrais da Política Nacional de Resíduos Sólidos, criada pela Lei Federal 12.305, de 2010, para dar destinação adequada ao chamado lixo eletroeletrônico, constituído de equipamentos domésticos, pessoais e industriais que, após o uso, requerem uma destinação correta, para não comprometer os recursos naturais e a saúde dos seres vivos.
A informação consta do relatório da Assessoria Ambiental da Prefeitura, enviada ao vereador Elói Sippel, vice-presidente da Câmara Municipal de Guararapes, que, em junho, requereu informações do Executivo sobre as soluções que a administração municipal têm dado para a coleta e destinação dos resíduos tóxicos e corrosivos, como pilhas, baterias e aparelhos eletroeletrônicos.
Para satisfazer as exigências ambientais, a Prefeitura tem promovido palestras em entidades e escolas, e desenvolvido programas educacionais em colégios, inclusive com a instalação de pontos de coleta desses materiais, que, posteriormente, são enviados para a indústria de reciclagem especializada.
Elói Sippel disse ter ficado satisfeito com as soluções apresentadas pela Prefeitura, destacando a logística reversa. “A ideia é conscientizar o cidadão do seu compromisso de consumidor, para que, após usar um aparelho, bateria ou pilha, os entregue ao local de compra e este, por sua vez, encaminhe-os ao fabricante, onde terão a destinação final”, defendeu ele.
Outra proposta que agradou o vereador foi a de capacitar e equipar a Associação de Reciclagem de Guararapes, para reciclar o lixo eletroeletrônico. “Além de proteger a vida, a proposta cria um novo meio de gerar renda para os profissionais da reciclagem. É uma ideia bastante plausível, que merece ser incentivada pelo poder público”, comentou Elói Sippel.