Vereador Elói quer mais atenção para estação ferroviária e Praça da Bandeira
.
Texto publicado nos jornais O Impacto e Correio Integrado, de Guararapes-SP, em 26 de fevereiro de 2011.
Duas ações de extrema relevância para a segurança pública e para a limpeza da antiga estação ferroviária e da Praça da Bandeira foram propostas pelo vereador Elói Sippel (PR) e aprovadas por unanimidade pela Câmara Municipal, na sessão de terça-feira (22). Na primeira, de número 009/2011, o parlamentar propõe ampla, geral e completa limpeza nos dois prédios da estação.
Como justifica, o vereador Elói Sippel citou as várias tentativas já feitas pela Prefeitura e pela Câmara de Guararapes para que a empresa responsável pela linha férrea mantenha a conservação da antiga estação, em vão.
O prédio está em estado de abandono completo já há vários anos, destruído pela ação do tempo e pelo vandalismo e tem servido unicamente para mendigos, usuários de drogas e marginais, levando medo a todas as pessoas que diariamente têm de atravessá-lo.
Elói propõe ao Executivo que determine uma faxina completa nos dois prédios e no pátio da estação, para a lavagem dos detritos, fezes e urina ali existentes, que proporcionam uma “incrível, intolerante e insuportável fedentina... e a varredura e coleta dos papéis, plásticos, restos de comida e outros lixos que já fazem, vergonhosamente, parte do panorama local”.
“Sei que os imóveis não estão sob administração da Prefeitura, e como isto pode ser um fator que impeça a execução dos serviços, sugiro também ao prefeito, que se preciso for, obtenha uma ordem judicial para tal fim, pois é inadmissível e inaceitável a submissão do interesse da população em prol dos interesses econômicos de uma empresa (concessionária da linha férrea) que não se preocupa com a saúde a a segurança do cidadão guararapense”, defendeu o vereador.
Em sua outra indicação, de número 010/2011, Elói Sippel sugere ao prefeito Edenilson de Almeida que aloque outro local para o descarte de pneus imprestáveis e materiais afins, atualmente feito pelas borracharias no pátio da Praça da Bandeira, atendendo determinação da Prefeitura.
Em sua justificativa, o parlamentar lembra que o local atualmente usado é totalmente inapropriado, já que ali está dois dos principais logradouros públicos do município, que são a estação ferroviária e a Praça da Bandeira, pontos de passagem e de lazer dos moradores do bairro Santo Antonio, o mais antigo e tradicional da cidade.
“Não bastasse essa indelicadeza para com os habitantes daquelas cercanias, outro fator agravante é que os materiais ficam ali jogados ao ar livre, sem nenhuma cobertura ou proteção, por vários dias, propiciando o acúmulo das águas das chuvas no interior dos pneus, mais colaborando que combatendo criadouros de larvas do mosquito da dengue”, conclui o vereador Elói Sippel.