Vereador Elói propõe e Câmara aprova votos de pesar à família Donini
.
Publicado nos jornais O Impacto e Correio Integrado, de Guararapes-SP, em 22 de outubro de 2011.
A Câmara Municipal de Guararapes aprovou terça-feira (18), em sua sessão ordinária, o requerimento do vereador Elói Sippel (PMDB), propondo Votos de Pesar pelo falecimento do avicultor Edmir Donini, ocorrido dia 3. A propositura foi aprovada por unanimidade. Cópias dos Votos serão enviadas pela Secretaria da Câmara aos familiares do falecido.
Na justificativa, Elói Sippel fez um resumo da vida de Edmir Donini, classificando-o como um cidadão “com extensa e meritória folha de serviços prestados ao município”.
Leia, abaixo, trechos da justificativa do vereador:
“Desnecessário seria citar ou tecer comentários sobre a pessoa de Edmir Donini, cidadão guararapense com extensa e meritória folha de serviços prestados ao Município.
Nasceu em 23 de maio de 1934, filho de Felício Donini e de Emma Macorin Donini e, ainda jovem, iniciou suas atividades junto a seu pai, na Serraria e Carpintaria Donini, tendo assumido sua direção em 1957.
Em 1972, fundou a “Guará Aves e Rações”, enveredando também no ramo de granja de postura e, às margens da via de acesso de Guararapes, montou, arrojadamente, à época, uma das mais modernas granjas do interior paulista, tendo chegado, inclusive, à Presidência da APOESP – Associação dos Produtores de Ovos do Oeste Paulista –, onde se destacou, nacionalmente, pelas suas lutas em prol do desenvolvimento da avicultura.
Edmir Donini, pela sua personalidade e firmeza de caráter, teve destaque ímpar na história política de Guararapes, tendo sido vereador desta Casa de Leis, por cinco mandatos (1960-83), numa época em que os Edis não eram remunerados.
Edmir Donini sempre dedicou intensamente sua vida em prol da família, da comunidade, tanto que suas atividades fincadas no Município, demonstraram o seu grande e extraordinário amor por esta terra, nome que levou por todos os cantos do Brasil.
Nas entidades assistenciais de Guararapes, teve oportunidade de externar sua filantropia, sendo Secretário do Asilo São Vicente, fundador e tesoureiro da Casa da Criança Eurides Amaral Marques de Oliveira e, na Santa Casa de Guararapes, além destes cargos, foi Provedor, com méritos indiscutíveis.
Por sua integridade, em Sessão de 27 de junho de 2006, da Câmara Municipal, Edmir Donini foi, por justiça e merecimento, solenemente homenageado, com a concessão, por unanimidade, do Diploma de Honra ao Mérito, pelos relevantes e inestimáveis serviços prestados à Guararapes.
Que este requerimento de Votos de Pesar, após aprovado, seja dado ao conhecimento de sua esposa, emérita professora Dona Janete, e extensivo aos filhos Maria Eugênia, Maria Angélica, Edmir Junior e Eduardo Henrique; netos, Bruno Felicio, Marina, Luiz Felipe, Guilherme, Nicolas e Ana Clara; genros, Laércio Cassa e Dough Stracham; nora, Cláudia Luciane, e demais familiares, a quem o saudoso Edmir Donini sempre dedicou seu extremado amor e carinho, como marido, pai, avô e amigo.”
TRIBUNA
O vereador também participou das reuniões dos conselhos municipais de Segurança (Conseg) e do Trânsito (Contram), e da recepção ao Secretário Estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, que veio a Guararapes lançar o Projeto Mina d’Água, um dos mais marcantes acontecimentos da história, no campo comunitário da cidade. “O evento foi sucesso absoluto, com prefeitos e autoridades de dezenas de municípios; e o que é mais importante, com a presença maciça dos agricultores da Microbacia Hidrográfica do Córrego Frutal. Lá, tive oportunidade de cumprimentar o Dr. Clineu Luvizutto, proprietário do sítio Santa Eliza, seus pais, sua esposa e filhos, e ainda conversar com membros das famílias Tenaglia, Regodanso, Manzatti, Caetano, Ferro, Mestriner, Leoneti, Nebuya, Kuramoto, Marchiori, Fernandes, Palin, Scatolin, Brantes, Roberto, todas elas tradicionais fundadoras dos bairros Caixa d´Água, Porta do Céu, Santa Maria, entre outros”, narrou Elói Sippel, deferenciando a presença de diretores da Indústria de Óleos Menu, “que desenvolve um grande projeto ambiental em Guararapes, e do amigo Donizete Ribeiro de Souza, um entusiasta defensor da natureza”.
- Na tribuna, o vereador Elói Sippel fez um relato das suas atividades parlamentares nas duas últimas semanas, destacando suas proposituras na Câmara Municipal, algumas delas ainda tramitando. Ele informou ter participado de eventos esportivos e recreativos, como o Campeonato de Futebol Master de Mini Campo, idealizado pelo comerciante Ademir Lisboa, o Tuca, e realizado pelo Departamento de Esportes Municipal, em homenagem ao saudoso esportista Ailton Ferreira. O vereador também prestigiou a Gincana Escolar, realizada no ginásio de esportes, e a Festa do Dia das Crianças, que coincide, anualmente, com o Dia de Nossa Senhora Aparecida, realizado na Praça Nossa Senhora da Conceição. “Confesso que nunca, aqui em Guararapes, tive a oportunidade de presenciar tantas crianças reunidas num só evento. A alegria era contagiante e estava estampada nos rostos daquelas inocentes criaturas, que lá puderam se glorificar com mais de uma dezena de diferentes brinquedos, além de animação infantil, música, jogos, mágicas, esculturas, palhaços, malabarismo, e a especial participação do Tiro de Guerra, com seus soldados e o Comandante Barros, com a emocionante tirolesa. A administração Dedê, dessa forma, honra e ratifica seu slogan de campanha, ‘GUARARAPES PARA AS FAMÍLIAS` “- concluiu o vereador, emocionado.