Vereador Elói propõe aquisição de uma trituradora para folhas e galhos.
.
Texto publicado nos jornais O Impacto e Correio Integrado, de Guararapes-SP, em 19 de março de 2011.
Com a compra da referida máquina, as folhas e galhos teriam sua destinação ecológica.
Indicação feita pelo vereador Elói Sippel (PR) e aprovada por unanimidade na última sessão da Câmara Municipal de Guararapes, terça-feira (15), propõe ao prefeito Edenilson de Almeida a aquisição de uma máquina para triturar (picadeira) galhos e folhas de árvores, destinando-os para os canteiros das nossas praças e em hortas municipais e, possivelmente nas lavouras de nossos munícipes.
O parlamentar afirma que a iniciativa, além de ser ecologicamente correta, trará uma significativa economia no serviço de recolhimento de folhas e galhos da área urbana.
“Acredito que 80% do que se gasta hoje, com a movimentação de caminhões, máquinas e funcionários para o recolhimento desses materiais, serão economizados com a compra de uma trituradora. Além disso, há também o benefício ambiental, ao se aproveitar a compostagem à base de folhas e galhos na própria natureza. No caso, nos canteiros das diversas praças e hortas existentes em Guararapes”, analisa o vereador.
Em sua justificativa, Elói Sippel lembra que o recolhimento de galhos e folhas já foi pauta de diversas discussões na Câmara, sem, entretanto, conseguir chamar a atenção do Executivo.
“Hoje, principalmente durante o outono, ocorre muita queda de folhas, além de esse período do ano ser o mais propício para podar plantas. Por isso, momentos após os caminhões, máquinas e servidores da Prefeitura fazerem o recolhimento, um novo amontoado de galhos e folhas se forma entre as calçadas e as ruas. Assim, sempre há necessidade de movimentar os recursos humanos e materiais da Prefeitura. Com a aquisição da máquina de triturar, não haveria demanda por tanta mão de obra, porque o equipamento dispensa a necessidade de vários homens e caminhões para viagem no recolhimento”, disse o vereador. Complementa também, “para que a população tenha sua participação e dever, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico organize o calendário para o funcionamento da máquina e o recolhimento do lixo verde por bairros nos dias determinados”.
A proposta será encaminhada ao prefeito Edenilson de Almeida para apreciação. “Sei que o prefeito tem boas intenções com relação ao meio ambiente e de economia ao nosso Erário Público, por isso, estou confiante de que ele tratará essa proposta com especial atenção”, finalizou o vereador Elói.