Vereador Elói pede Pavilhão Nacional no trevo da Rondon e homenagem a três guararapenses
.
Publicado nos jornais O impacto e Correio Integrado, de Guararapes-SP, em 23 de junho de 2012.
A Câmara Municipal de Guararapes aprovou por unanimidade quatro matérias do vereador Elói Sippel (PMDB). Três delas destinam-se à nomear ruas dos loteamentos “Mário Covas” e Parque dos Ipês e a outra, a fixar um mastro para hasteamento da Bandeira Nacional no trevo da cidade na via Rondon.
Os projetos de lei aprovados homenageiam moradores, já falecidos, que pelo seu empreendedorismo marcaram época e contribuíram para a expansão comercial e empresarial da cidade.
Um dos homenageados é Pedro Jordão Andreo, que nasceu na milenar Múrcia, na Espanha. Desembarcou em terras brasileiras em 1912, aos cinco anos de idade. A família chegou a Guararapes em 1928, ano de fundação do Município. Com as economias que fez trabalhando na lavoura, a família comprou uma propriedade rural onde trabalhou e morou até 1948, e 11 anos depois, em 1959, comprou um prédio comercial no coração de Guararapes, onde instalou a Casa do Ponto, que foi transformada no Supermercado Jordão, o primeiro estabelecimento do tipo na cidade. Pedro Jordão Andreo morreu em 1997, aos 90 anos de idade.
Manoel Machado, ou simplesmente Manelico, é outro que, para o vereador Elói Sippel, merece ter seu nome sempre lembrado na história da cidade. Nasceu em Promissão, em 3 de março de 1936 e, ainda criança, veio com os pais morar em Guararapes. Com vocação comercial, foi empregado em lojas da cidade. Já casado, em 1958 foi convidado pelo sogro, Antônio Batista, a ser sócio na padaria da família. O trabalho em família deu tanto certo que a Padaria São Paulo transformou-se, ao longo dos anos e até hoje, em um ponto de encontro para muitos guararapenses, de todos os níveis sociais. Manelico também era futebolista e incentivador do esporte, tendo ajudado a revelar algumas promessas no futebol. Na área social, presidiu o Asilo São Vicente de Paulo e o Rotary Clube. Manelico faleceu em 1998, aos 62 anos de idade.
O outro homenageado é o saudoso Dorival Melanin, que nasceu em Guararapes, aos 17 dias de novembro de 1942. Foi também comerciante, iniciando como empregado em uma loja de móveis e, posteriormente, impôs todos os seus conhecimentos para modernizar e ampliar o comércio que os seus pais já mantinham, um armazém de secos e molhados no número 918 da avenida Rio Branco, que esteve em atividade em Guararapes durante 20 anos. Dorival Melanin foi também proprietário de uma das melhores sorveterias de Guararapes, à época instalada na esquina da Rio Branco com a rua Júlio Prestes. Participava intensamente da Associação Comercial e Empresarial, contribuindo para o desenvolvimento do comércio local. Faleceu aos 45 anos, em 1988.
“Todos estes saudosos senhores são pessoas honradas, trabalhadoras, que viveram e morreram humildemente, deixando como herança, padrão de caráter, justiça e honestidade aos seus filhos e filhas, que deles seguiram seus exemplos de dedicação à família, ao trabalho e à nossa cidade”, comentou Elói Sippel.
Sua outra propositura aprovada pela Câmara objetiva a fixação do Pavilhão Nacional no trevo de acesso a Guararapes na rodovia Marechal Rondon. “Embora o patriotismo, reconhecidamente, seja uma característica dos guararapenses, o hasteamento de uma Bandeira Nacional, no trevo da Rondon, propiciará como registro, uma impressão e um legado de Ordem e Progresso aos que adentrarem à cidade”, defende o vereador.
TRIBUNA:
O vereador Elói Sippel usou a tribuna parabenizando a diretoria e todos os envolvidos na organização e realização da 1ª Bacalhoada do Crie (Centro de Recuperação e Integração do Excepcional), ocorrida sábado (16). Lembrou ainda a continuidade da tradicional Quermesse do Colégio dos Padres, pedindo a presença de toda a população.
Depois, falou sobre o início das obras de construção da unidade guararapense da MUB Brasil, indústria de ração animal com presença na Europa, Estados Unidos e Canadá. “Até meados de 2013, esta indústria já estará em atividade em Guararapes”, informou o vereador do PMDB.
Segundo ele, a instalação da MUB Brasil constituirá um investimento de R$ 37 milhões e a geração de quase 100 empregos diretos. A Prefeitura de Guararapes está colaborando com serviços de terraplanagem e logística.
Elói Sippel informou que no sábado, participou de uma visita técnica da Prefeitura às instalações da CIAPETRO, no parque industrial, localizado na rodovia Marechal Rondon (SP-300), junto com o Prefeito Municipal, vice-prefeito, vereadores e assessores do Executivo. “Pelo que foi constatado, até agosto a unidade estará em atividade”, revelou Elói.
O parlamentar concluiu o seu pronunciamento esclarecendo que o crédito adicional solicitado pelo Executivo e aprovado na sessão extraordinária da Câmara, semana passada, refere-se a uma verba de R$ 820 mil, repassada pela Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, para a realização do Programa Melhor Caminho em um trecho de 8 quilômetros da estrada rural Waldir Antonello (GRR-040), no bairro Serrinha. O pedido foi solicitado pelo Prefeito Municipal, com apoio do PMBD local, ao Deputado Itamar Borges, que trabalhou para a obtenção desta importante obra.