Publicado nos jornais O Impacto e Correio Inegrado, de Guararapes-SP, em 18 de junho de 2011.
A Câmara Municipal de Guararapes aprovou em segunda discussão, por unanimidade, nessa semana, o Projeto de Lei nº 048/11, de autoria do vereador Elói Sippel (PR), denominando Joélcio Bisca a rotatória existente no final da Avenida Walter Pagliari. O projeto segue agora para o prefeito Edenilson de Almeida para ser sancionado.
O homenageado Joélcio Bisca deixou a esposa Cleusa, os filhos Joélcio Jr., Luiz Carlos e Fábio Roberto, noras e as netas Tatiana, Beatriz e Sarah e o neto Gabriel, e muito amigos que conquistou através de uma vida de intensa participação comunitária e social.
Elói Sippel comentou que a homenagem é uma das honrarias mais justas já feitas pela Câmara de Guararapes. “O saudoso amigo Joélcio Bisca foi um empreendedor por excelência. Veio para Guararapes num momento de incertezas para a sua família, logo após o falecimento do pai, e aqui construiu raízes na história da nossa cidade”, disse o parlamentar.
Joelcio Bisca nasceu em Guaiçara (SP), em 19 de dezembro de 1941.
Chegou a Guararapes aos 16 anos de idade, acompanhando a mãe e os dois irmãos. Começou a trabalhar no posto de combustíveis do seu tio Nestor, outro saudoso empresário guararapense, à época proprietário do Auto Posto Brasil Ltda, lá exercendo diversas funções. Em poucos anos, tornou-se gerente e, depois, arrendatário da empresa. Em 1968 casou-se com dona Cleuza Leuzzi e do matrimônio nasceram os filhos Joélcio Jr., Luiz Carlos e Fábio Roberto. Com muita luta, perseverança e empreendedorismo, construiu o Posto da Bisca juntamente com os filhos e sua esposa, o qual se transformou em ponto de referência em Guararapes, localizado à porta de entrada da nossa cidade, na Avenida Walter Pagliari. Uma filial da empresa, com o mesmo nome (Posto do Bisca), foi aberta em Araçatuba, e assim expandindo os negócios. O Posto do Bisca, hoje, dá suporte a várias famílias, oferecendo dezenas de empregos.
Bisca, como era mais conhecido na cidade, faleceu no dia 25 de maio de 2010, em decorrência de complicações pós-operatório, aos 68 anos de idade, deixando viva uma história de muito trabalho, dedicação à família, empreendedorismo, honestidade, amizades e participação social.
“A história do Joélcio Bisca é exemplo de que com trabalho e perseverança é possível vencer dignamente na vida, participar ativamente da vida social, ser respeitado e querido por todos”, disse o vereador Elói Sippel.