Ryuta Iizawa e sua mãe Hiromi Iizawa vieram a Guararapes na última quarta-feira, 7 de janeiro.
Eles são de Natori, cidade irmã de Guararapes, da província de Miyagi, que foi afetada pela destruição resultante do terremoto e do tsunami ocorridos no mar do Japão, em março de 2011.
Hiromi Iizawa, assim como o filho Ryuta, é sobrevivente do desastre natural e voluntária em grupos de salvamento e socorro às vítimas. "Sempre quis conhecer Guararapes e vir pessoalmente declarar a gratidão do nosso povo, que recebeu muita ajuda de pessoas daqui", declara a senhora Iizawa.
Ryuta e Hiromi-san destacaram que foram muito bem recebidos aqui. "Foram atenciosos e até fizeram-nos uma cerimônia. Estamos muito felizes e agradecidos", traduz o professor.
Após conhecerem a sede da AERG, a Prefeitura e a Câmara Municipal, os visitantes seguiram em visitas à Praça Natori, ao campo de beisebol Milton Motomatsu, e ao clube de campo da associação guararapense, acompanhados pela presidente da Câmara, Sofia Pardinho, e pelo vereador Mauricio Hamamoto, além do vice prefeito João Branco e representantes da AERG.