Publicado no jornal O Impacto, de Guararapes-SP, em . Disponibilizado em 16 de setembro de 2011
Sob o Título "Vereador Genival cria “ Câmara Jovem em Guararapes”", de autoria de Josiane L. Locatelli.
"Aconteceu recentemente a aprovação por unanimidade dos vereadores o Projeto de Lei que cria a “Câmara Jovem de Guararapes”. Este é mais um programa que visa incrementar as relações entre a sociedade e o Poder Legislativo. A educação política dos jovens estudantes é um processo que deve extrapolar os bancos escolares, desenvolvendo a capacidade e a vocação política. ."
A Câmara Jovem será uma sessão especial da Câmara de Vereadores que acontecerá três vezes a cada ano. Nesse dia, os Vereadores cedem os seus lugares para jovens vereadores estudantes.
O objetivo principal é possibilitar aos estudantes uma visão de alguns aspectos da democracia participativa, oferecendo uma lição de cidadania e de democracia. “ Trata-se de uma oportunidade para que nossos jovens conheçam o Poder Legislativo Municipal, as funções e o cotidiano desta Casa de Leis. Envolver jovens estudantes na discussão dos problemas sociais e na elaboração de propostas para solucioná-los é, sem dúvida, uma das mais eficientes maneiras de inseri-los na vida política e de mostrar-lhes que cidadania se constrói com participação efetiva, com apreço ao diálogo, com respeito à opinião dos outros, com responsabilidade, revela o nobre Vereador Genival Dionísio da Fonseca, autor do projeto.
A intenção é oferecer, pela vivência de três dias de sessão parlamentar, esclarecimentos sobre a razão de serem, as funções e o cotidiano do Poder Legislativo. Esperamos levar a discussão sobre as funções e a importância do Poder Legislativo para dentro das escolas, ampliando-se a informação e o conhecimento dos jovens sobre os trabalhos desenvolvidos no âmbito da Câmara de Vereadores.
O aluno deverá se inscrever perante a Direção de sua escola ou órgão interno por ela designado. Deve preparar um trabalho na forma de uma Proposição obedecendo aos critérios estabelecidos no Regimento Interno da Câmara Jovem. Os trabalhos apresentados serão analisados por uma Comissão Julgadora formada pela própria comunidade escolar (Professores, alunos, pais e funcionários). A Comissão Julgadora deverá escolher um e apenas um projeto de lei para representar a escola. A proposição vencedora será enviada à Câmara de Vereadores acompanhada da ficha de inscrição e no prazo estabelecido para ser selecionado, concorrendo com as demais escolas. Até o dia 9 de setembro as escolas devem realizar procedimentos de escolha dos candidatos. O período de campanha foi do dia 11/08 a 09/09 dentro e fora das escolas. No dia 09 do decorrente mês é o dia da eleição dos candidatos, os quais irão disputar as nove vagas de vereadores jovens.
A diplomação e posse dos vereadores serão marcadas pela Câmara Municipal, bem como a 1ª Sessão Plenária.
Acreditando que iniciativas como esta, de aproximar a Câmara dos Vereadores da sociedade que ela representa, sejam o melhor caminho para a solidificação de um Estado Democrático, mais justo e mais desenvolvido.
A seguir segue a lista dos candidatos das escolas que irão concorrer, as quais são: Colégio Lumem, E.E. Professora Aimone Sala, E.E. Professor Waldemar Queiroz, Escola João Arruda Brasil, Sesi e Associação de Ensino de Guararapes.
(As Cédulas de votação contendo os nomes dos candidatos foram publicadas na referida edição de 03 de setembro deste ano).