Prefeitura terá que esclarecer sobre problemas com lagoa de tratamento de esgoto
.
Texto publicado nos jornais O Impacto e Correio Integrado, de Guararapes-SP, em 12 de março de 2011.
Vereador Elói Sippel diz que, se confirmadas denúncias de erros na execução da obra, responsáveis terão que assumir responsabilidade.
A Prefeitura de Guararapes terá que prestar, nas próximas semanas, esclarecimentos à Câmara Municipal sobre a rede de emissários de esgoto construída em 2008, que demanda os dejetos de diversos bairros da cidade até a lagoa de tratamento existente em uma área próxima da estrada rural Natal Scatolin.
Requerimento nesse sentido foi apresentado pelo vereador Elói Sippel (PR) e aprovado por unanimidade pelo Legislativo. No documento, o parlamentar fundamenta o seu questionamento embasado em denúncias de que a rede estaria apresentando vazamentos em virtude de inobservâncias técnicas quando da sua execução. As acusações, segundo ele, foram feitas por moradores e proprietários de sítios e chácaras localizados no curso do emissário de esgoto. “Trata-se de denúncias muito sérias, porque, se comprovadas, implicam em prejuízos ao erário público e danos ambientais”, adverte ele.
Elói Sippel está requerendo cinco informações específicas da Prefeitura, sobre a atual situação do emissário, as razões da possível deterioração da rede, padrões dos materiais usados e projeto adotado na obra, e quais as medidas necessárias e as tomadas pela administração municipal para resolver os vazamentos.
“Nosso objetivo é acabar com qualquer dúvida sobre a veracidade dessas denúncias e, se confirmadas, fazer com que os responsáveis pela obra sejam acionados para assumirem suas responsabilidades”, concluiu o vereador Elói Sippel.