Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste
                    
             
Publicado no jornal Folha da Região, de Araçatuba-SP, em 18 de setembro de 2011, de autoria de Arnon Gomes, sob mesmo título desta postagem.
 
       "Outro passo importante no sentido de levar os jovens à conscientização política foi dado em Guararapes. No último dia 10, foram eleitos nove vereadores - todos estudantes da sétia, oitava e nona séries - para compor a Câmara Jovem.
       Cada adolescente representa uma das instituições de ensino participantes do projeto, de iniciativa do próprio Legislativo. Segundo o presidente da Câmara, Genival Fonseca (PDT), participaram seis escolas - três estaduais (com direito a seis vagas) e três privadas (com direito a três).
       Fonseca frisa que a eleição movimentou cerca de três mil estudantes, além de contar com a participação de pais e educadores. Até elementos característicos de disputas eleitorais foram utilizados, como urnas e santinhos. O projeto, que, na região existe de forma semelhante nas câmaras de Biriguie Lourdes, permitirá aos adolescentes a elaboração de proposituras que poderão ser apreciados pelo prefeito e por vereadores e ser implantadas no município ou no âmbito da Câmara.
 
DEMOCRACIA
       O projeto tem por objetivo promover o exercício da cidadania e de atividades elucidativas do funcionamento do Legialativo, além de possibilitar aos alunos de escolas públicas ou particulares a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara.
       A primeira sessão será marcada pela Câmara em acordo com as escolas participantes. O projeto Câmara Jovem permite ainda que cada vereador mirim tenha suplente. Após a posse, ainda poderá ser escolhido assessor parlamentar em comum acordo entre escola e o vereador jovem."
 
        
Publicado em: 18 de setembro de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara