Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste
MOÇÃO DE APLAUSO
MOÇÃO N. º 004/2015
AUTOR - Vereador ELÓI SIPPEL
Assunto:
Votos de Aplausos a VALENTIN SILVINO NETO
Senhor Presidente,
Senhores Vereadores
Este Vereador, com imensa satisfação e grande honra, vem perante os Nobres Companheiros propor seja inserida nos registros históricos desta Egrégia Casa de Lei, a presente Moção de Aplausos endereçada a VALENTIN SILVINO NETO, motivado pelo que segue:
JUSTIFICATIVA
VALENTIN SILVINO NETO, com absoluta certeza, um dos mais respeitados cidadãos de Guararapes, que dignificou com exemplar dedicação, profundo carinho e extremo respeito todos os cargos que exerceu em sua carreira profissional, além da doação de grande parte de sua simples, modesta, porém, honrada vida, em prol das entidades assistenciais, religiosas e esportivas de nossa cidade, uma demonstração inequívoca do alto espírito cristão, comunitário e altruísta que sempre norteou sua humilde maneira de ser, voltada ao bem comum, à convivência harmônica das famílias e pessoas, tudo em prol do desenvolvimento da comunidade, com justiça social e econômica.
Valentin Silvino Neto, nascido aos 03 de outubro de 1.933, em Araçatuba, é filho do casal Odorico Silvino e Tereza Catran e desde tenra idade residiu, por muitos anos, na Fazenda Santa Clara, em Rubiácea, na qual, na adolescência, começou a trabalhar no escritório da tradicional fazenda, na simples função de contínuo, tendo chegado ao elevado cargo de contador, naqueles tempos, chamado “guarda livros”.
Aos 26 de idade, em 26.09.1959, tendo o Cartório Civil de Rubiácea e a histórica Igreja Matriz de Guararapes, como palcos para a sagrada cerimônia de matrimônio, casou-se com a grande paixão de sua vida, a Sra. Natividade Maria de Jesus Silvino, com quem, decorridos mais de 55 anos, permeados por grandes lutas e sublimados por gratificantes conquistas, convive na mais perfeita paz e harmonia, num relacionamento invejável, repleto de amor e carinho.
Valentim, sempre à procura de propiciar melhores condições de vida à família, prestou concurso público, sendo aprovado para o cargo de Escrivão de Polícia do Estado de São Paulo, carreira que teve início em Rubiácea e logo após, continuada e exercida, com brilhantismo, na Delegacia de Guararapes, onde teve a oportunidade de trabalhar ao lado de conceituados e famosos Delegados, tais como os inesquecíveis e saudosos, Dr. Alberto Guilherme Brown, Dr. Aran, Dr. Alvino Alves da Costa, e dos competentes Dr. Jaime José da Silva, Dr. Nelson Barboza e Dr. Marcos Roberto Alves da Costa.
Valentim Silvino Neto, pelo empenho, seriedade e eficiência demonstrada em suas funções, ganhou destas autoridades, respeito e admiração, sendo-lhe transferida autonomia no encaminhamento de inúmeras situações de extrema responsabilidade, para as quais se preparou, com formatura em Bacharel em Direito, pela Faculdade Toledo de Araçatuba, em 1978.
O homenageado, além de excelente Escrivão de Polícia, se tornou referência no cargo de Diretor da Ciretran de Guararapes, pela acuidade e agilidade no manuseio e confecção dos documentos do departamento.
Com o inexorável decorrer do tempo, após décadas de inestimáveis serviços prestados, aposentou-se com louvor, unanimemente reconhecido por seus superiores e colegas de trabalho.
Em inequívoca comprovação de sua extraordinária competência e honestidade, a pedido dos Despachantes Policiais de Guararapes que, de forma inédita, se cotizaram para a remuneração de seus serviços, Valentin Silvino Neto, mesmo aposentado, continuou trabalhando na Ciretran por mais alguns anos.
Ao lado da dedicada esposa e companheira Nati, se destacou como integrante do Grupo São Paulo, no voluntariado em beneficio do Instituto Nossa Senhora de Fátima e nas famosas e tradicionais Quermesses do Colégio dos Padres.
O homenageado, é amplamente reconhecido, como um dos maiores esportistas de nossa cidade, sendo extremamente importante e fundamental, sua extraordinária participação como dirigente do Guararapes Esporte Clube, no qual foi um autêntico homem de todos os instrumentos, desde, porteiro, bilheteiro, secretário, tesoureiro e Presidente, nas décadas de 1980/1990, época de ouro e auge do nosso inesquecível e glorioso GEC.
Hoje, após 81 anos, vividos intensamente, dignificam, honram e orgulham o homenageado, a prendada e querida esposa Nati, as filhas Tereza Edwirges Silvino Valente, Vera Lúcia Silvino Craveiro, os filhos Odorico Silvino Neto “in memoriam”, José Renato Silvino, André Luiz Silvino e Júlio Natal Silvino, as noras Maria Cristina, Daniele Cristina, Ângela, Simone e os genros Edson Luís e Luiz Antônio.
Completam, enriquecem e ornamentam o quadro da família, com beleza, meiguice, amor e carinho, os netos Marcela, Rafaela, Jéssica, Lucas, Paulo Ricardo, Bianca, Bárbara, Júlia, Maria Eduarda e Clara, aquinhoados de nobre educação e respeito aos princípios morais, éticos e cristãos.
Orgulhosamente, é nosso dever, para com a posteridade e notável história de Guararapes, registrar, as honras, o reconhecimento e os aplausos a quem realmente faz por merecer.
Diante de todos os justos motivos apresentados e respeitadas as formalidades de praxe é que REQUEIRO, com a aprovação dos meus Nobres Pares, que o homenageado seja devidamente oficiado e que fique constado da ATA desta Sessão Legislativa Moção de Aplausos a VALENTIN SILVINO NETO.
Sala das Sessões, 19 de maio de 2.015.
ELÓI SIPPEL
VEREADOR PMDB
EM APOIO :
SOFIA STRINGHETTA PARDINHO
JOÃO CARLOS CHICA
MARCOS ROBERTO ALVES DA COSTA
VALDECI ELIAS DA COSTA
TIAGO LAZARIN MACHADO
MAURICIO KAZUO HAMAMOTO
ROBERTO AUGUSTO FERNANDES DE MELO
NEDILSON GONÇALVES DE SANTANA
Publicado em: 09 de maio de 2016
Publicado por: Adriano Andrade
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara