Elói propõe medidas para facilitar visita ao cemitério, recape de ruas e segurança no trânsito
.
Texto publicado nos jornais O Impacto e Correio Integrado, de Guararapes-SP, em 30 de outubro de 2010.
A Câmara Municipal de Guararapes aprovou, por unanimidade, indicação do vereador Elói Sippel (PR) para a Prefeitura implantar um programa de informatização do cadastro e localização das sepulturas no Cemitério Municipal e demais serviços da necrópole, principalmente o mapeamento, para facilitar a visita de familiares e demais pessoas aos túmulos de parentes e amigos.
Em sua justificativa, o parlamentar relatou as dificuldades que os visitantes encontram para localizar as sepulturas, na maioria das vezes tendo que recorrer ao auxílio dos funcionários. “Muitas visitas só são completadas depois de uma trabalhosa pesquisa nos livros de registro. Isto é inaceitável, pois estamos em plena era da informática, com informações precisas e imediatas, enquanto os arquivos do cemitério continuam na era da pedra lascada”, comentou ele.
Outras duas indicações de Elói Sippel, também aprovadas por unanimidade pelos vereadores, propõem melhorias para o trânsito urbano. Em uma delas, ele alertou o prefeito Edenilson de Almeida (PSDB) sobre o perigo que está representando a falta de conservação do asfalto nas avenidas Eurides Amaral Marques de Oliveira e Severino Poleto. “Vários acidentes têm ocorrido nessas vias, envolvendo principalmente ciclistas, que são maioria no trânsito urbano, resultando em ferimentos em suas vítimas”, afirma o vereador. “Além disso, há de se lembrar que a péssima condição das vias urbanas constitui em uma das principais causas de avarias em veículos, com danos aos pneus, rodas e suspensão, resultando em prejuízos financeiros aos seus proprietários”, acrescentou.
Ainda na justificativa, Elói lembrou que é dever da administração municipal manter em bom estado de conservação as ruas e avenidas da cidade, uma vez que o munícipe paga por isso, por meio de impostos, como o IPVA. Para ele, o ideal é o prefeito determinar o recapeamento de toda a extensão das duas avenidas, recuperando a segurança para o tráfego dos veículos.
Em sua outra indicação, ele sugeriu a determinação de mão única de direção na rua Luiz Lincoln de Oliveira, entre as ruas Maestro Pedro Sala e Marechal Deodoro, no sentido bairro-centro. Para Elói, a mudança se justifica pelo intenso trânsito naquela via, ocasionado pela localização de alguns dos prédios com maior circulação de pessoas na cidade, como Fórum, Ordem dos Advogados do Brasil, Cartório Eleitoral, postos de combustíveis, bancos, casa lotérica, bares e restaurantes, gerando aglomeração de veículos e com considerável movimento e grande circulação de motociclistas e ciclistas, etc.
Tribuna – Elói Sippel usou a tribuna da Câmara, nessa semana, para informar a população de que as faturas mensais da conta de energia da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) já podem ser pagas pelos consumidores em diversos locais da cidade: Banco Santander, Banco Real, Banco do Brasil, Coopcred e mais seis lojas da cidade. “As informações que recebi da CPFL são de que a empresa estuda o credenciamento de outros locais, visando facilitar a vida do consumidor na hora de pagar suas contas de luz”, disse ele.
Ele aproveitou a presença do Comandante da 5ª Companhia de Polícia Militar, Tenente Adriano Jesus, para pedir a intensificação do policiamento visando retirar do centro da cidade o trânsito de veículos pesados de carga. “Seria muito benéfico para a segurança de todos a inexistência de caminhões e carretas circulando pelo centro da cidade”. O vereador do PR lembrou que há trajetos próprios para a circulação desses veículos, que na maioria das vezes vêm contratados de empresas locais. “Mas a maioria dos motoristas simplesmente ignora as placas de orientação, colocando em risco a vida de motociclistas, ciclistas e pedestres”, disse ele.
Elói discorreu também sobre o desleixo de alguns moradores, que não colaboram com a limpeza da cidade. “Assim que os caminhões da Prefeitura recolhem os galhos, folhas, mato e entulho em frente de uma casa, o morador põe um novo amontoado na rua. O problema é de ordem educacional. Assim, seria muito conveniente a Prefeitura intensificar a fiscalização e coibir esse tipo de atitude, que denigre o visual da cidade e pode causar o entupimento de bocas de lobo, ocasionando alagamentos de ruas e casas”, orientou.
Ele finalizou seu pronunciamento parabenizando o Departamento de Assistência Social da Prefeitura e da Presidente do Fundo Social de Solidariedade do município Nilda de Almeida, pela organização do Porco no Rolete, realizado domingo (24), no salão de festas do Instituto Nossa Senhora de Fátima (Colégio dos Padres), o qual foi muito concorrido e excelente, muito elogiado pelos presentes, que sempre estão colaborando com os eventos filantrópicos de nossa cidade.