Publicado nos jornais O Impacto e Folha da Região, de Guararapes-SP, em 16 de junho de 2012.
Já está aprovada pela Câmara Municipal de Guararapes a denominação da ciclovia projetada para a rua Aymorés, que irá homenagear um dos melhores ciclistas que a cidade que já teve, o saudoso Orácio Braga, que morreu atropelado em 2009, aos 68 anos de idade, enquanto treinava na via de acesso à rodovia Marechal Rondon (SP-300). O projeto de lei foi apresentado pelo vereador Elói Sippel (PMDB).
Para ele, a homenagem é um reconhecimento oficial do município pela fidelidade que Orácio Braga tinha com Guararapes. “Por várias vezes ele fora convidado a competir por outras cidades, sob patrocínio financeiro, e sempre recusou. Competia pelo amor ao esporte. Não tinha patrocinador, mas levava o nome de Guararapes gravado na camiseta com garra, determinação e orgulho”, conta Elói Sippel, que era amigo pessoal do ciclista.
Orácio Braga foi um dos precursores do ciclismo em Guararapes. Competiu em todas as principais categorias do esporte e venceu as mais importantes provas regionais. Aos 64 anos, foi tricampeão da Prova Média Paulista e, pelo feito, recebeu uma homenagem distinta em Mogi Guaçu. Foi vice-campeão Paulista e Brasileiro.
Mesmo já sexagenário, treinava forte quase todos os dias, fazendo percursos nunca inferiores a 30 quilômetros. “Orácio Braga era uma prova viva de que o esporte e uma vida de hábitos saudáveis podem retardar o envelhecimento. Ele tinha uma vitalidade de garoto ainda. Não fosse a fatalidade do acidente em 2009, certamente ele teria uma longevidade acima da média”, comentou o vereador Elói.
Sua dedicação ao ciclismo foi exemplo e incentivou vários novos praticantes, inclusive dentro da sua família, que é reconhecidamente a que possui mais ciclistas vencedores na cidade e região. “É uma homenagem ao homem, ao marido, ao pai, ao amigo e, principalmente, a todos os ciclistas guararapenses”, destacou Elói.
Guararapes é a cidade da região de Araçatuba que possui o maior número de bicicletas no trânsito. São mais de 30 mil. Em algumas residências, há até cinco desses meios de locomoção.