Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste
Aconteceu na noite de ontem (quarta-feira 18/02), às 20h, a segunda sessão ordinária do ano de 2026 da Câmara Municipal de Guararapes. Os trabalhos foram realizados nas dependências da Biblioteca Municipal, já que o prédio do Legislativo passa por reformas.
A sessão marcou o início dos trabalhos da 19ª Legislatura. O primeiro-secretário, vereador Ângelo, realizou a chamada nominal, registrando a presença dos nove parlamentares: Rodolfo Silva, Rodrigo Diguim, Ângelo Rodrigues, João Vitor Bittencourt, Márcio da Farmácia, Célio Aparecido Rodrigues, Gustavo Pace de Medeiros, Maurício Hamamoto e Marco Poe.
Durante o expediente, foram discutidas e colocadas em votação as atas da 3ª Sessão Extraordinária (30 de janeiro de 2026), da 1ª Sessão Ordinária (3 de fevereiro de 2026) e da 4ª Sessão Extraordinária (11 de fevereiro de 2026). Todas foram aprovadas por unanimidade.
Também foi apresentado o Requerimento nº 002/2026, de autoria dos vereadores: Marco Poe, Maurício Hamamoto e Gustavo Pace de Medeiros, solicitando ao Prefeito municipal informações e documentos referentes aos pagamentos realizados pelo município para auxílio no transporte intermunicipal de estudantes.
Diversas indicações foram apresentadas e aprovadas por unanimidade, entre elas a solicitação de melhorias na Rua paralela à Rua João Gomes de Queiroz, atualmente de terra, no bairro Vila Medeiros; o pedido para que os semáforos sejam desligados no período noturno, da meia-noite às 6h, permanecendo apenas em modo de atenção; e solicitações de recapeamento das ruas José Luiz Marchioli, Albino Gomes e Otelino Rodrigues, no cruzamento com a Rua Antônio Palini.
Entre os projetos discutidos, destaque para o Projeto de Lei Complementar nº 002/2026, em primeira discussão, que altera o piso salarial dos empregos públicos de agente comunitário de saúde e agente de controle de endemias. O projeto, composto por três artigos, foi aprovado por unanimidade.
Também foi aprovado, em discussão única, o Projeto de Lei nº 003/2026, que institui o Plano Municipal de Gestão de Resíduos da Construção Civil (PMGRCC), estabelecendo diretrizes, critérios e responsabilidades para o gerenciamento dos resíduos da construção civil no município de Guararapes. A proposta conta com 14 artigos e recebeu aprovação unânime.
Outro projeto aprovado foi o Projeto de Lei nº 008/2026, que concede reajuste aos salários, proventos e pensões dos servidores da Prefeitura Municipal de Guararapes. A matéria, com três artigos, também foi aprovada por unanimidade.
Por fim, o Projeto de Lei nº 009/2026 concedeu reajuste aos salários e proventos dos servidores ativos e inativos da Câmara Municipal, igualmente aprovado por unanimidade.
Ao final da sessão, o presidente da Câmara, vereador Rodolfo Silva, declarou que, não havendo mais inscritos para uso da palavra, agradeceu a presença de todos os vereadores e do público presente.
Na sequência, convocou os parlamentares para a próxima sessão ordinária, marcada para o dia 24 de fevereiro, às 20h, novamente nas dependências da Biblioteca Municipal. A transmissão ao vivo será realizada pelos canais oficiais da Câmara Municipal no YouTube e também pela RDG – Rádio Difusora Guararapes, 89.1 FM.
Publicado em: 19 de fevereiro de 2026
Publicado por: Josiane Lorensetti
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara