Na sessão da Câmara de Vereadores de terça-feira, 6 de outubro, a moção de repúdio, 08/2015 foi aprovada por unanimidade em Guararapes.
O resultado já era esperado, já que a moção, encabeçada pelo ex-aluno do Sesi e vereador Thiago Lazanha (SD), com o apoio de todos vereadores em sua elaboração, tratava da proposta do governo federal cortar 30% da verba que é direcionada ao sistema “S”.
A medida faz parte do pacote de ajuste do orçamento de 2016 e foi anunciada no mês passado pelo governo, que considera essencial contar com o dinheiro do Sistema S para obter a de superávit primário de 0,7% do Produto Interno Bruto (o PIB é a soma da produção de bens e serviços) no próximo ano. O Sistema S é composto pelo Senai, Sesi, Senac, Sesc, Sebrae, Senar, Sest, Senat e Sescoop. A proposta de usar parte dos recursos do Sistema S e Sebrae para reduzir o buraco nas contas da União em 2016.
O corte da verba coloca em risco todo o trabalho destas entidades, podendo acontecer até mesmo fechamento de escolas e vagas em todo o pais, inclusive na unidade do Sesi de Guararapes, por isso alunos, professores e comunidade assistida por esses programas estiveram presentes na sessão, aprovando a iniciativa de Lazanha e os vereadores guararapenses.
Fonte: h1news.com.br