Publicado no jornal O Impacto, de Guararapes-SP, em 09 de fevereiro de 2013.
Interessados lotam plenário da Câmara. Foi necessário ônibus para visitantes de Buritama.
O evento anunciado na edição anterior e conhecido como Agenda 21 realizou-se na manhã dessa quinta-feira 7, nas dependências da Câmara Municipal de Guararapes-SP. O plenário foi lotado pelos visitantes das quatro cidades envolvidas nessa segunda fase da Agenda 21, tendo sido necessário até um ônibus da prefeitura de Buritama para atender ao grande número de interessados daquele município.
O evento contou com as presenças e discursos dos prefeitos das quatro cidades, vereadores guararapenses, além das apresentações sobre a segunda fase da Agenda Local 21, pelo presidente da Cooperhidro, Carlos Antonio Farias de Souza, e José Roberto dos Santos, Diretor da Geo Brasilis.
O projeto Agenda 21 tem alcance mundial e tem suas origens na ECO 92 e no Rio+20, com mais de 2,5 mil recomendações práticas e o lema “pensar globalmente, agir localmente”, um novo modelo de desenvolvimento com o objetivo de melhorar e resguardar a qualidade de vida das gerações futuras. Além disso, o projeto pretende criar um ambiente participativo para elaboração de políticas públicas locais, com foco ambiental, que venham reduzir processos de degradação, por meio de um padrão de desenvolvimento sustentável, considerando aspectos socioeconômico, político e ambiental de cada municipalidade.
Em 2010, o Comitê de Bacias aprovou a segunda fase do projeto de implantação de Agendas 21 em mais quatro nos municípios do Baixo Tietê. A meta é que todos os 42 municípios da região participem da Agenda 21.
Na primeira fase, em 2009, o projeto envolveu mais de 120 voluntários em 8 municípios: Avanhandava, Barbosa, Bento de Abreu, Bilac, Brejo Alegre, Coroados, Rubiácea e Santo Antônio do Aracanguá. Nessa segunda fase, os objetivos são Buritama, Guaraçaí, Guararapes e Sud Mennucci, em uma ação coordenada entre a Cooperhidro, suas parceiras Geo Brasilis e Foco Estratégias de Comunicação, juntamente com as prefeituras.