Redes Sociais
Notícias Notícias
Escreva o que deseja pesquisar

Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste




Notícias


COMEÇA HOJE (07) PRAZO PARA ELEITOR FALTOSO EVITAR CANCELAMENTO DO TÍTULO

.

Imagem de 201937_comeca-hoje-prazo-para-eleitor-faltoso-evitar-cancelamento-do-titulo-1551969727-7

O prazo para quem não votou nem justificou a falta em pelo menos três votações seguidas regularizar sua situação começa nesta quinta-feira (7). Para isso, é preciso pagar as multas referentes às ausências, bem como comparecer a um Cartório Eleitoral para apresentar, além do título, um documento com foto e um comprovante de residência.

Para somar as três faltas, são contados também os turnos de votação. Também são contadas as eleições suplementares, convocadas quando o pleito oficial é anulado devido a irregularidades. Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 2,6 milhões de pessoas podem ter o título cancelado caso não resolvam a situação.

Os nomes dos faltosos começaram a ser divulgados em 20 de fevereiro e podem ser consultados nos cartórios eleitorais de todo o país. O prazo para a regularização vai até 6 de maio.

O cancelamento do título pode acarretar uma série de problemas. A pessoa fica, por exemplo, impedida de obter passaporte e carteira de identidade, de receber salário de função ou emprego público e/ou de participar de concorrência pública ou administrativa estatal.

O faltoso fica ainda impossibilitado de obter empréstimos em instituições públicas, de se matricular em instituições de ensino e de ser nomeado em concurso público.

Não terão os títulos cancelados aqueles que não são obrigados a votar, sendo seu comparecimento às urnas facultativo, como as pessoas entre 16 e 18 anos e acima de 70 anos. Também não estão sujeitos à medida os portadores de deficiência a quem seja impossível ou extremamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais.
AGÊNCIA BRASIL


Publicado em: 07 de março de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Ofício 221-2023 - Parecer Prévio Parecer - Contas Prefeito 2020
    Anexos      RREO-6º BIM-2023 - ANEXO I - BALANCO ORCAM - PUBLIC 15-02-2024   SUPERAVIT EXERCIO 2022   Edital Audiência Pública - Metas Fiscais   ANEXO 2 - RGF - 3º QUAD - 2023 - DIVIDA CONSOLIDADA - REPUBLICADO 2...
Ofício 221-2023 - Parecer Prévio
Edital Edital Audiência Pública - PPA-LDO-LOA 2023   Anexos ANEXO 02 - LOA 2024 - NATUREZA DESPESA - CONSOLIDAÇÃO ANEXO 02-A - LOA 2024 - RECEITA POR CATEGORIA ECONOMICA ANEXO 02-B - LOA - NATUREZA DESPESA ORGÃO E UNIDADE ANEXO 02-C - LOA 2...