Câmara Municipal homenageia o senhor Antonio Arias Vasquez.

Publicado em: 18 de outubro de 2017

Foi aprovado na sessão desta Terça-Feira 17/10, o projeto de lei N° 097/2017 que dispõe sobre denominação de próprio público que faz saber , que a Câmara Municipal de Guararapes, Estado de São Paulo, APROVA e ele SANCIONA e PROMULGA a seguinte Lei: 
Art. 1° - Fica denominada de Praça “ANTONIO ARIAS VASQUEZ” a Praça existente na congruência das ruas dos Fundadores, Benjamin Constant e Alameda Itororó, nesta cidade de Guararapes.
Art. 2° - Esta Lei entrará em vigor na data da sua publicação.
JUSTIFICATIVA

ANTONIO ARIAS VASQUEZ, nascido na Galicia, Espanha, em 08 de junho de 1907, em uma família de 11 irmãos, filho de Antonio Arias e Consuello Vasquez, imigrou para o Brasil com 12 anos de idade na companhia de um tio e de parte dos irmãos, deixando o pai outra parte dos irmãos para trás.
Chegou ao Brasil por volta de 1918, desembarcou no porto de Santos e seguiram para cidade de Promissão,SP, onde trabalhou junto com seus familiares em uma olaria, cinco anos mais tarde veio para Guararapes, na época denominada de patrimônio Frutal, para também trabalhar em olarias, assim sendo a custa de seu esforço adquiriu seu primeiro lote de terras nas margens do córrego frutal em 1930 onde edificou sua residência e passou a dedicar se ao cultivo da terra (agora própria) e criação de gado. 
Desbravou e ajudou a fundar a estrada que liga Guararapes ao Distrito do Ribeiro do Vale, denominada hoje GRR 156, Natal Scatolin, e a estrada de acesso a serrinha a GRR 235. 
Trabalhou como carroceiro transportando algodão das lavouras para as maquinas de beneficiamento que aqui existiam, também praticava o comercio porta a porta de alimentos e de animais (equinos e muares) que trazia tangido de Novo Horizonte-SP, para fins de tracionar as lavouras locais. 
Em 10 de setembro de 1932, casou-se com Dona Izabel Lacal Vasquez, natural de Glicério-SP, mas também descendentes de espanhóis, nascida aos 09 de setembro de 1913, desse casamento nasceram 10 filhos: Cilio (in memorian), Oswaldo (in memorian), Celestino, Adélia, José e Santo (gêmeos) Tereza, Florindo, Elvira e Antonio e teve 29 netos. 
Em 1944 começou a adquirir os lotes de terra que formaram a fazenda Barra Grande em Guararapes, foi proprietário das terras onde hoje ficam os bairros Continental, Jd Guaraville e Jd Cinquentenário. 
Em 1960 começou a adquirir os lotes de terra que formaram a fazenda Guararema no Bairro Guararema na vizinha cidade de Rubiácea. 
Na década de 70 em acordo comercial cedeu a área para que fosse construído a Unialco. Também nesta década adquiriu terras da Fazenda Santa Izabel. 
O homenageado e sua família sempre contribuíram para o progresso e desenvolvimento do nosso município. 
Ele faleceu no dia 09 de outubro de 1995 aos 88 anos de idade, deixando um legado de trabalho, seriedade, honestidade e sem dúvida muitas saudades aos seus familiares e amigos. 
A homenagem é merecida. 
Sala das Sessões, em 03 de outubro de 2017.

SILVIO CESAR ARIAS 
Vereador – PTB


Publicado por: Marcelo Silva

Cadastre-se e receba notícias em seu email