Redes Sociais
Notícias Notícias
Escreva o que deseja pesquisar

Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste




Notícias


Sensei Shiraga é homenageado na Câmara

Sensei Shiraga recebeu no dia 17 Jun 2016, o Diploma de Honra ao Mérito, da Câmara Municipal de Guararapes, de autoria do Vereador Maurício Hamamoto

Imagem de Momento do Hino Nacional Imagem de Vereador Maurício Hamamoto autor da indicação Imagem de Prof. Ailton da Federação Paulista de Judô Imagem de Ver. Maurício e Pref. Dedê entregam Diploma Imagem de Shiraga recebe Diploma

Sensei Shiraga é homenageado na Câmara

Sensei Shiraga recebeu no dia 17 Jun 2016, o Diploma de Honra ao Mérito, da Câmara Municipal de Guararapes, de autoria do Vereador Maurício Hamamoto e coautoria dos Vereadores João Chica, Thiago Lazarin, Valdeci Elias e da Presidente Sofia Pardinho.

O Diploma de Honra ao Mérito foi concedido ao Senhor Wilmar Terumiti Shiraga, praticante e Sensei de Judô, pela conquista do título de Mestre em Judô, devido a promoção a Kodansha, em virtude de sua elevação ao 6º DAN, chancelado pela Confederação Brasileira de Judô e pela Federação Paulista de Judô.

A Câmara Municipal de Guararapes ficou repleta, recebendo uns dos maiores públicos de sua história. Marcaram presença diversas autoridades, dentre elas o Prefeito Municipal, Delegados da Federação Paulista de Judô, familiares, amigos e alunos, que fizeram questão de prestigiar o evento, demonstrando o grande respeito e admiração que goza o Sensei Shiraga.

Abaixo leia na íntegra a indicação:

MOÇÃO Nº 002/2015

 

                                        Requeiro à Mesa, na forma regimental, seja inserido nos registros históricos desta Casa de Leis, a presente

 

MOÇÃO DE APLAUSO, RECONHECIMENTO E CONGRATULAÇÃO

 

                                    Ao Senhor Wilmar Terumiti Shiraga, praticante e Sensei de Judô, pela conquista do título de Mestre em Judô, devido a promoção a Kodansha, em virtude de sua elevação ao 6º DAN, chancelado pela Confederação Brasileira de Judô e pela Federação Paulista de Judô.

 

JUSTIFICATIVA

                                        O Sensei Mestre Wilmar Terumiti Shiraga, nasceu no dia 1º de setembro de 1.960, na cidade Guararapes, filho de Yoshio Shiraga e Nobuko Shiraga.

                                     Iniciou a prática do judô no ano de 1.981, através do Sensei Omar Augusto Miquinioty Junior, assumindo a Associação de Judô de Guararapes no mês de janeiro de 1.987, como Sensei, onde se mantém até hoje.

                                      Até hoje já formou em Guararapes 24 judocas faixa preta, além de contribuir com a formação de inúmeros de jovens.

                                    Foi indicado e nomeado, em 2.007, a delegado da 5ª Delegacia de Judô da Noroeste da Federação Paulista de Judô, mantendo-se até o presente momento, é Sensei da Associação de Judô de Guararapes e do Projeto Olímpico de Judô de Guararapes, este mantido pela Prefeitura Municipal.

                                        O Sensei e Mestre Shiraga é o terceiro Kodansha na região e o primeiro de Guararapes.

Muita gente conhece o Judô das olimpíadas, mas não sabe o que significa Judô. Judô é uma arte marcial criada no Japão em 1882 por Jigoro Kano e que tem como sua principal característica a possibilidade de que qualquer pessoa utilize a técnica independente do seu tipo físico.

A etimologia da palavra Judô é composta por: Ju, que quer dizer suavidade, anti-resistência; e , que pode ser traduzido por caminho ou via. Com essa definição conseguimos entender melhor a filosofia do Judô, ou agora como você sabe o que significa judô, pode entender mais sobre a arte do Caminho Suave ou Caminho da Suavidade.

 

Esse caminho suave representa a vida equilibrada, regrada e disciplina que um judoca precisa ter para atingir seus objetivos. Por isso que é comum encontrar atletas que buscam aperfeiçoar a sua técnica estudando e meditando fora do tatame sobre sua técnica.

A faixa simboliza o ciclo de aprendizagem de um praticante nas diferentes etapas de sua carreira e cada cor tem sua própria energia, vibração e atuação.

Até Faixa Marrom é denominado principiante.

Faixa Preta de 1º a 5º Dan, no é o fim, mas sim o início do aprendizado, é necessário evoluir e essa evolução não se refere somente a realizar as técnicas, uma evolução integral, cumprindo um processo em direção aos melhores objetivos almejadas pelo Mestre Jigoro Kano (que deu a origem do Judô).

Faixa Preta – de 1ª a 5ª Dan

É a junção de todas as cores. Enfim o corpo e a mente chegaram ao final de uma jornada e ao início de outra mais elevada. A faixa na cor preta representa humildade, autocontrole, maturidade, serenidade, disciplina com responsabilidade, dignidade e conhecimento. É a cor do poder, induz a sensação de elegância e sobriedade.

Observe-se que na maioria das sociedades ocidentais, o preto quase sempre é a cor da morte, do luto e da penitência, mostrando assim, o esta mental, para o mundo, de quem atingiu essa graduação.

Em geral essa cor é usada por pessoas que rejeitaram as regras convencionais ou são regidos por outras normas sociais, como é o caso dos padres ou dos guerreiros que seguem ao Budô.

Essa cor também nos d[a uma noção de tradição e responsabilidade. É a ausência de vibração da “não cor” que dá a sensação de proteção ou afastamento.

Shiraga foi promovido para faixa preta 1º Dan em 1990, faixa preta 2º Dan em 1995, faixa preta 3ª Dan em 2000, faixa preta 4º Dan em 2004, faixa preta 5ª Dan em 2009.

No dia 28/02/2015 recebeu a promoção ao 6º Dan, chancelados pela Federação Paulista de Judô e Confederação Brasileira de Judô, concedido aos Sensei de notória expressão no judô, que tenham contribuído para o enobrecimento do esporte, além de considerar a conduta, o caráter, a experiência, a dedicação, a sabedoria e outras qualidades necessárias para merecer essa graduação.

De 6ª a 8ª Dan as faixa são coral, são chamado de Kodasha.

Kodansha (Pessoa de alto Grau) é Pós Graduação dentro do Judô. Dado notório conhecimento técnico, filosófico e moral. Portando é a imagem de uma grande fonte de conhecimentos. É considerado mestre (shihan) porque detém maior conhecimento técnico. É símbolo de dedicação, persistência, caráter, honra, honestidade e sabedoria. Deve ser o modelo a ser seguido, já que sua posição é de perpetuador dos ensinamentos do mestre Jigoro Kano e representante da Kodokan, ser representante da Kodokan é fazer parte do constante aperfeiçoamento do Judô idealizado pelo mestre.

É, portanto, merecedor o Sensei e Mestre Shiraga do reconhecimento e da homenagem do Município, através desta Câmara Municipal, diante de brilhante sua trajetória e de sua conquista pessoal, que compartilha com todos os jovens de Guararapes através deste maravilhoso esporte que é o judô.

 

                                           Sala das Sessões, 17 de março de 2015.

 

MAURÍCIO KAZUO HAMAMOTO   Vereador – PSDB

VALDECI ELIAS DA COSTA             Vereador – PPS

JOÃO CARLOS CHICA          Vereador – PSDB

THIAGO LAZARIN MACHADO    Vereador – SD

SOFIA STRINGHETTA        Vereadora - PDT

 

 



Publicado em: 20 de junho de 2016

Publicado por: Adriano Andrade

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Audiência Pública Eletrônica - PPA, LDO e LOA - 2021 CLIQUE AQUI E PARTICIPE        
Clique nos links abaixo para baixar os arquivos Audiência Pública.   Edital Audiência Pública Eletrônica (Metas Fiscais) 2º Quadrimestre 2021 RGF - Divida Consolidada 2 Quad 2021  RGF - Gastos com Pessoal 2 Quad 2021 RREO - Balanço Orçamentár...
20 de maio de 2019
Edital Audiência Pública
EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA                                                           O Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Guararapes, nos termos do Art. 48, Parágrafo único da Lei-Complementar nº 101, de 0...