Redes Sociais
Notícias Notícias
Escreva o que deseja pesquisar

Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste




Notícias


Câmara confere títulos de cidadania a Meirelles (Faesp) e Alfredinho do Siran

As homenagens são de autoria do vereador João Chica, com apoio de Valdeci Da Costa, Sofia Pardinho, Thiago Machado e Mauricio Hamamoto.

Imagem de Vereadores e prefeito com homenageados. FOTO Henrique Perama Imagem de Fabio Meirelles, Presidente da Faesp. FOTO Henrique Perama Imagem de Alfredinho do Siran. FOTO Henrique Perama Imagem de Alfredinho do Siran. FOTO Henrique Perama Imagem de Dilador Borges e vereadora Tieza, de Araçatuba.

Na noite da última quarta-feira, 8 de julho, foi realizada a Sessão Solene de Outorga de Título de Cidadão Guararapense aos homenageados Alfredo Ferreira Neves Filho, mais conhecido como Alfredinho do Siran, e Fábio de Salles Meirelles, presidente da Faesp (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo), ambos por reconhecimento público aos relevantes serviços prestados ao município.

As homenagens são de autoria do vereador João Chica (PSDB), com apoio dos vereadores Valdeci Elias Da Costa (PPS), Sofia Stringhetta Pardinho (PDT), Thiago Lazarin Machado (SD) e Mauricio Kazuo Hamamoto (PSDB).

ALFREDO FERREIRA NEVES FILHO, é natural de Monte Azul Paulista, onde nasceu aos 28 de fevereiro de 1.931. Foi casado com a senhora Irma Arias Neves, de quem é viúvo, de cujo casamento nasceram as filhas Fernanda e Cristiane. Tem quatro (04) netos.

                        Formou no 1º Grau no Grupo Escolar de Monte Azul Paulista. No 2º Grau formou-se em 1.947, como Técnico Agrícola, pela Escola de Agricultura “José Bonifácio” na cidade de Jaboticabal-SP.

                        Destacou como esportista na região durante a sua juventude. Jogou no São Paulo Futebol Clube de Araçatuba, onde foi campeão do interior na categoria profissional.

                        Iniciou sua atividade profissional como Técnico agrícola, onde desenvolveu inúmeros projetos ligados à Agricultura. Na década de 1950 a 1958 trabalhou como contador da agência FORD de Araçatuba. Casou-se em 1962 e já no ano de 1970 iniciou suas atividades na Agricultura e pecuária do estado de São Paulo e Mato Grosso, hoje Mato Grosso do Sul. Isso até o ano de 1990.

                        Retornou para a região incrementando seus negócios na agricultura e pecuária, sendo proprietário no município de Guararapes.

                        Em 1979, juntamente com vários pecuaristas locais, organizou a primeira EXPOBÚFALO NACIONAL, oportunidade que estava na presidência do Sindicato Rural Da Alta Noroeste, o pecuarista Glauco Vicente Faleiros Almeida. Foi eleito presidente da Associação de Criadores de Búfalo em 1983 até 1986.

                        Como Pecuarista, sempre esteve presente nas comissões organizadora das Exposições Agropecuárias De Araçatuba. Em 2007, conseguiu junto ao Governador José Serra, e do Secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, as reformas do Recinto de Exposições “Clibas de Almeida Prado”.

                        Em 1998 foi eleito Vice-Presidente do SIRAN, que teve como presidente o senhor José Luiz Gottardi. Nos anos de 2001 a 2004, na administração do presidente Fernando José Cazerta Aguiar, ocupou o cargo de vice-presidente.

                     Em 2006, foi eleito presidente do SINDICATO RURAL DA ALTA NORORESTE ” SIRAN “ para gestão 2006/2007. Em 2007 foi reeleito e exercera a presidência até 31 de dezembro de 2009, ano em que A Exposição Agropecuária De Araçatuba, a EXPÔ, completou o seu Cinquentenário (50 Anos).

                     Em abril de 2008 foi empossado como coordenador da mesa diretora de assuntos técnicos e econômicos da pecuária do estado de São Paulo pela Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP), gestão 2008/2012.

                     O homenageado é conhecido em nossa comunidade como ALFREDINHO, e está sempre presente nos eventos ligados ao desenvolvimento da agropecuária no município de Guararapes, conforme declara a Associação Dos Produtores das Microbacias Integradas do Município De Guararapes.

 

FABIO MEIRELLES é natural de Cajuru, passou a sua infância estudando em Ribeirão Preto e é empresário rural em Franca, interior paulista. É casado com a professora Ivelle Lacerda Meirelles, com quem tem sete filhos, quatorze netos e uma bisneta. Tem ao longo dos últimos 20 anos dado especial atenção às causas do setor agropecuário de Guararapes, também conforme relato da Associação Dos Produtores das Microbacias Integradas do Municipio De Guararapes.

                        O homenageado é destaque por funções representativas de eleição, cargos públicos, atividades políticas, empresariais, condecorações, títulos de cidadão, comendas, troféus, medalhas, obras publicadas, missões no exterior, palestras em Congressos. Resumindo, podemos dizer que Fábio Meirelles é um dos mais representativos líderes rurais que surgiu no Brasil nos últimos 50 anos.

                        Indiscutivelmente, seu trabalho beneficiou toda a agricultura brasileira, pois sempre pensou na integração nacional, não deixando de pensar em benefícios para o desenvolvimento do setor agropecuário guararapense.

                        O reconhecimento do trabalho realizado pelo homenageado está representado nos títulos que ganhou que considera todos com o mesmo valor.

                        Citamos alguns de maior destaque: Titulo “Doctor Social Sciences Honoris Causa” conferido pela Universidade Internacionallis Superiorum “PRODEO”, “International Solidaritu Center Of New York, em 1978; Medalha “Amigos Da Marinha”, outorgada pela Comissão Naval em São Paulo, em 1980; Comenda “Ordem Domérito Do Trabalho”, no Grau de Comendador, concedida pelo Presidente da República em 1984; Comenda Da Ordem Do Mérito Militar, no Gráu de Cavaleiro, concedida pelo Ministro do Exército, em 1986; Medalha Almirante Tamandaré, recebida do Ministro da Marinha em 1987; Ordem Do Mérito Militar – Grau de Comendador, conferida pelo Presidente da República em 1991; Medalha “Santos Dumont”, conferida pelo Minsitro da Aeronáutica, em 1992 e a Comenda Da Ordem Do Mérito Judiciário Do Trabalho, conferida pelo Tribunal Superior do Trabalho em 1998; empossado em 2003 membro da Academia Nacional Da Agricultura, ocupando a Cadeira de nº 35, órgão da Sociedade Nacional da Agricultura, uma das mais antigas entidades do mundo rural, com 100 (cem) anos de existência; Medalha O Pacificador Da Onu Sérgio Vieira De Mello, outorgada pelo Parlamento Mundial pela Segurança e Paz, em 2005 e a Comenda De Grande Oficial Na Ordem Domérito Militar, outorgada pelo Exército Brasileiro, em cerimônia no Comando Militar do Sudeste, em abril de 2006. Em cerimônia realizada no auditório do Supremo Tribunal Federal, em Brasilia, DF, recebeu o Troféu Dom Quixote De La Mancha E Sancho Pança, outorgado pela Confraria Dom Quixote e Revista Justiça e Cidadania, em 29.11.2006, além de ser agraciado com mais de uma centena de títulos de Cidadão Honorário nos estados de Minas Gerais e particularmente, São Paulo. Recentemente recebeu a honraria de Presidente de Honra da mais nova COMISSÃO DE DIREITOS AGRÁRIOS da OAB – São Paulo e de Engenheiro Agrônomo Benemérito concedida, por unanimidade, pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo.

            Formado em Ciências Jurídicas e Sociais, exerceu os cargos de Presidente do Banco Nacional de Crédito Cooperativo – BNCC, Presidente do Instituto do Café do estado de São Paulo e Diretor de Crédito Rural e Agroindustrial do BADESP. Chefiou Delegação de empresários brasileiros junto a OIT, coordenando inúmeras conferências nacionais e internacionais, além de ser Vice-Presidente da Codepa – Grupo Executivo Do Programa Do Alcool.

            Eleito Deputado Federal por São Paulo, em 1990, integrou as Comissões de Agricultura e Política Rural; Economia, Indústria e Comércio; Defesa Nacional; Constituição e Justiça e Orçamento.

            Iniciou sua participação na liderança do setor agropecuário nos idos de 1948, na antiga FARESP, fundada há mais de 60 anos por Iris Meinberg e presidida sucessivamente por Clóvis Salles Santos, Luiz Emanuel Bianchi, Odilo Antunes Siqueira, e, desde 1975 por Fabio Meirelles, já com a denominação de FAESP – Federação da Agricultura do Estado de São Paulo. Juntamente com Eurípedes Lins, presidente da Federação da Agricultura do Amazonas, encontra-se em atividade de liderança no sistema CNA, quando ainda era denominada Confederação Rural Brasileira – CRB, com sede no Rio de Janeiro.

            Está integrado e participa em cooperativas agrícolas e inúmeras entidades associativas rurais, em vários estados Brasileiros. Além de ser um dos primeiros Conselheiros do SENAR Nacional, também implantou o SENAR em todo o Estado de São Paulo. Participou da diretoria do CNA durante os mandatos de 1979 a 1990 e de 1993 a 1996. Exerceu o cargo de 1º Vice-Presidente durante 05 (cinco) mandatos (1990 a 2007) e, a partir de julho de 2007 passou a presidira a Instituição, bem como, o Conselho Deliberativo do SENAR, órgãos sediados em Brasilia. Acumula, ainda, a Presidente do Conselho Administrativo do SENAR-SP, onde responde desde 1993 e em dezembro de 2000 foi eleito, por unanimidade, Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE-SP. Na gestão de 2004/2006 ocupou a vice–presidência do referido conselho e, em dezembro de 2006, foi eleito, por unanimidade, para mais uma gestão (2007/2008) frente ao SEBRAE-SP.

            Fábio Meirelles chegou onde chegou porque tem o dom nato da liderança e virtudes pessoais que o capacitaram para isso: espírito público, habilidade política, temperamento conciliador, palavras fáceis. Nos cursos sempre foi o orador oficial da turma, a começar na faculdade onde formou-se advogado.

            Eficiente administrador rural, Fábio Meirelles é proprietário no Estado de São Paulo, onde produz café, milho, sementes, soja, com altos níveis de produtividade. É ainda criador de gado de corte, de leite e de cavalos, não se descuidando de suas propriedades, inclusive, na defesa ambiental. Há mais de quarenta anos desbravou, implantou e desenvolve atividade agropecuária no Altiplano Central, no único ponto do Estado de Minas Gerais que toca no Distrito Federal.

           

 

 


Publicado em: 13 de julho de 2015

Publicado por: Jornal O Impacto

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Audiência Pública Eletrônica - PPA, LDO e LOA - 2021 CLIQUE AQUI E PARTICIPE        
Clique nos links abaixo para baixar os arquivos Audiência Pública.   Edital Audiência Pública Eletrônica (Metas Fiscais) 2º Quadrimestre 2021 RGF - Divida Consolidada 2 Quad 2021  RGF - Gastos com Pessoal 2 Quad 2021 RREO - Balanço Orçamentár...
20 de maio de 2019
Edital Audiência Pública
EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA                                                           O Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Guararapes, nos termos do Art. 48, Parágrafo único da Lei-Complementar nº 101, de 0...