Redes Sociais
Notícias Notícias
Escreva o que deseja pesquisar

Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste




Notícias


Médicos de Guararapes são treinados para padronizar atendimento de dengue

Médicos de Guararapes são treinados para padronizar atendimento de dengue.

Imagem de Foto: Adriano Ferdin - 11/02/2015

Publicado por h1news.com.br 
 
Médicos e profissionais de saúde de Guararapes participaram hoje, 11 de fevereiro, de um treinamento para classificar e encaminhar pacientes suspeitos de dengue.


A capacitação foi ministrada pela infectologista Ruth Moreira Leite, da Divisão de Zoonoses da Secretaria de Saúde do Estado. "A maioria dos médicos conhece os sintomas, mas é importante padronizar o atendimento e classificar caso por caso para fazer os encaminhamentos, ou seja, orientar o paciente para medicação em casa, tratamento na unidade básica de saúde ou internação hospitalar", explicou a médica.

Segundo orientações da infectologista, os procedimentos básicos para a classificação do doente consistem em checagem de sintomas comum da doença como febre, vômito e dores no corpo, seguida de aferição de pressão arterial em duas posições, realização da chamada 'prova do laço, para determinar se o paciente tem hemorragia induzida.

O tratamento em casa é feito com soro via oral e na UBS com soro intravenoso. Nos casos de internação, o acompanhamento deve ser, ainda de acordo com a médica, rigoroso e todos os sinais vitais do doente devem ser aferidos a cada meia hora.

 

Desde o início do mês, Guararapes já está distribuindo soro caseiro aos suspeitos com sintomas leves e hidratando os mais severos, com vômito constante, por exemplo, numa sala especial montada dentro do Centro de Saúde. Desde o último dia 2, data de início de funcionamento da ala exclusiva para atendimento de dengue, 197 pacientes foram hidratados no pronto atendimento do centro de saúde.


"Quando o número de pacientes atendidos é alto, significa que o serviço oferecido pelo município está funcionando", afirmou a diretora técnica da Divisão de Saúde da Vigilância Epidemiológica da DRS (Direção Regional de Saúde) de Araçatuba.


Também participaram do evento as enfermeiras Milenne Seixas Dias e Ângela Canola Zacour de Azevedo, do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado). A reunião contou ainda com as presenças do prefeito Edenilson de Almeida, da presidente da Câmara de Vereadores, Sofia Pardinho, do diretor de Saúde Jorge Gemmeinder, do diretor clínico do Centro de Saúde, Amauri Bajo, das chefes da Vigilância Sanitária, Leonor Rodrigues e Epidemiológica, Larissa Bertuzzo, diretores e assessores de departamentos.


Publicado em: 11 de fevereiro de 2015

Publicado por: h1news

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Audiência Pública Eletrônica - PPA, LDO e LOA - 2021 CLIQUE AQUI E PARTICIPE        
Clique nos links abaixo para baixar os arquivos Audiência Pública.   Edital Audiência Pública Eletrônica (Metas Fiscais) 2º Quadrimestre 2021 RGF - Divida Consolidada 2 Quad 2021  RGF - Gastos com Pessoal 2 Quad 2021 RREO - Balanço Orçamentár...
20 de maio de 2019
Edital Audiência Pública
EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA                                                           O Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Guararapes, nos termos do Art. 48, Parágrafo único da Lei-Complementar nº 101, de 0...